Entrevista sobre o novo salário mínimo.

Veiculado na TV Universitária em 02/01/2017
 
O economista Benito Salomão concedeu entrevista à TV Universitária onde comentou a vigência do novo Salário Mínimo anunciado pelo governo, no valor de R$937,00, onde foi dado um reajuste exclusivamente sobre a inflação verificada no ano, impedindo para 2017 os ganhos reais que foram praxe ano longo dos últimos 20 anos.

Na entrevista o economista explicou a regra de gatilho salarial para 2017, que prevê reajustes com base na inflação de 2016 (T – 1) e do produto de 2015 (T – 2), sendo que, dado o comportamento negativo do PIB em T – 2, o governo optou por reajustar o salário apenas ao comportamento da inflação, sem promover maiores perdas reais do poder de compra.

O economista salientou por fim, que a ausência de ganhos reais para o salário mínimo é condição necessária para o presente momento, em que o desemprego já é elevado (12 milhões de trabalhadores) e as previsões para 2017 é que continue crescendo (13,5 milhões em dezembro). Portanto reajustes acima da inflação só elevariam as previsões de um maior desemprego e informalidade.
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Translate »