O debate a ser realizado

Publicado no Jornal Correio de Uberlândia em 21/102011
 
Finalmente acabou o prazo para filiações partidárias visando-se as eleições municipais que já batem na porta, estamos a pouco mais de nove meses para o inicio oficial da degladiante disputa que se aproxima, até agora percebemos um imenso esforço de todos os partidos para formarem seus exércitos de candidatos a vereador que na prática são cabos eleitorais de luxo e gratuitos dos candidatos a prefeito.

Até agora vimos a movimentação do partido neste sentido, o mais qualificado debate político não compreendia programas governamentais, mas sim garantir a viabilidade eleitoral de seus possíveis candidatos.

Entretanto o enfrentamento das idéias ficou em segundo plano nesta fase de pré-campanha, na prática funciona como se os partidos políticos se preocupassem em vencer as eleições – o que evidentemente é legitimo – mas sem se preocupar em oferecer alternativas viáveis para melhorar a vida do povo.

Tal fato presente na política atual não reflete o grau de amadurecimento do eleitor brasileiro, cada dia melhor informado tenderá a se tornar cada vez mais exigente para com aqueles que lhes são empregados e que são eleitos para servir sempre ao povo e nunca se servir dele.

Tenho dito insistentemente que ganhar eleição na política é uma finalidade pobre, o verdadeiro líder trabalha pelo seu povo mesmo sem o amparo institucional de um mandato ou de um cargo, realiza ações que minimizem as aflições populares, executa iniciativas que atendem aos anseios do povo e pode até articular politicamente com aqueles que possuem mandatos para realizar iniciativas visando o bem comum.

Por isto, visualizando as movimentações (intensas) dos partidos para aumentarem seus espaços na participação política institucional, não posso me furtar da responsabilidade de aconselhá-los a irem além da miséria que consiste ganhar uma eleição e começarem a preocupar-se em desempenharem bons mandatos.

Vencer eleição não é mérito tão grande assim, políticos bons e políticos ruins vencem eleições, trabalhar pelo povo este sim é um mérito importante, pois é daí que separamos o joio do trigo e inevitavelmente o mau político – aquele que se preocupou em apenas vencer a eleição – terá prazo de validade menor na vida pública em relação aos demais.

Convido o eleitor a prestar atenção de agora em diante, já que as chapas estão formadas, naquele partido que melhor conduz o debate político de seu interesse, este debate até agora foi suprimido pela ânsia de abocanhar o poder de todos os partidos, agora quando o tabuleiro do xadrez está armado este debate deve ressurgir e os partidos devem municiar seus pré-candidatos de atributos intelectuais para que possam pedir votos e honrar com qualidade suas legendas.

Quero também convocar os partidos para que conversem com o povo, a classe política não pode se distanciar daqueles com o qual eles representam, o bom político tem a obrigação de saber o que seus eleitores desejam, e só é possível mapear as aspirações populares através de um debate qualificado, que contemple todas as camadas populares. É lá que os partidos tem que se infiltrar, nas ramificações populares, no meio do povo, para identificar o que ele quer, se isto não for feito, ganhar as eleições até pode ocorrer, mas não por mérito dos partidos, por serem diferentes uns dos outros, mas sim por acidente de percurso que pode não se repetir no tempo.
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Translate »