O proximo prefeito

Publicado no Jornal Correio de Uberlândia em 14/09/2010
 

Uberlândia terá ano que vem uma das eleições mais peculiares da sua história, com certeza será uma disputa acirradíssima que colocará a prova o prestígio de duas forças políticas antagônicas na cidade.

De um lado o PT do prestigiado deputado federal Gilmar Machado que tem ao seu lado o governo federal, um longo currículo como parlamentar e o principal, uma imagem tecida ante a população de que ele será candidato pelo PT sem ser petista. Esta foi uma grande jogada da equipe do deputado de travesti-lo de Odelmo para que hoje este esteja na confortável situação de contar tanto com eleitorado tradicional do PT como com parte dos eleitores do nosso atual prefeito.

Do outro lado o PSDB do não menos prestigiado deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, que tem ao seu favor o governo do estado, um vasto legado de trabalho como líder de Aécio e Anastasia na Assembléia do estado e o principal, terá ao seu lado o prefeito Odelmo Leão que implantou na cidade um modelo de gestão moderna, próspera, responsável e séria, que conduziu Uberlândia do fracasso da gestão do PMDB á ser referência nacional de crescimento conciliado com investimentos sociais.

Daí, partimos para a minha incansável tentativa de encontrar um favorito para as eleições do ano que vem na cidade, contudo gostaria de salientar que percebo uma eleição apesar de difícil que caminha para um resultado em primeiro turno, isto devido ao fato de hoje não haver no município uma terceira via convincente que arraste pelo menos 10% dos votos, vemos pelo contrário partidos solitários se arriscando a jogar candidatos sem chances para aparecer no horário.

Não vou arriscar, no entanto, neste momento chutar um favorito para o pleito que se aproxima, é cedo ainda e o senso comum insiste em apontar como favorita a candidatura do PT por ter sido a única que já foi lançada, entretanto não podemos esquecer que quando entrar na disputa o outro lado do tabuleiro, o jogo muda de configuração, vimos isto nas eleições do ano passado.

Creio, contudo, que o PSDB tem mais grupo, o apoio do prefeito Odelmo é fundamental para qualquer candidatura que aspire ser bem sucedida na cidade, há ainda um sentimento por setores sociais na cidade de continuidade da atual administração, até o discurso será favorável pois o PSDB fez parte desta gestão, com secretários, com vereadores no legislativo, com apoio desde a primeira eleição em 2004, enquanto o PT compôs e apoiou o governo do PMDB, foi oposição ferrenha ao prefeito da cidade e em nada contribuiu para que esta locomotiva andasse durante estes quase sete anos. Não estou com isto dizendo que a eleição está favorável ao PSDB, mas sim expressando que quem apóia esta administração na cidade tenderá a permanecer com a continuidade, mesmo assim será uma disputa dura.

Outro fator que tenderá a ajudar o candidato a prefeito do PSDB será o número de candidatos a vereador de vários partidos apoiando a candidatura tucana, estima-se que o conjunto de candidatos a vereador que apoiarão a situação o ano que vem seja pelo menos uma vez e meia maior do que a oposição, e sabe-se que o candidato a vereador é um cabo eleitoral de luxo para o prefeito, transfere votos e é fundamental para uma candidatura de sucesso.

Com o tabuleiro montado e as peças a postos podemos agora acompanhar a movimentação de ambos para e apostar no vencedor, o jogo começa equilibrado.
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Translate »