Prévias no PSDB, cacifam Virgílio como vice

A convenção do PSDB do último dia 9, que terminou com a eleição do Governador de São Paulo e presidenciável natural nas eleições do ano que vem, foi marcada pela inauguração de uma nova fase dentro PSDB. Com o esfacelamento da influência do Senador Aécio Neves MG dentro do partido, e com o desgaste da bancada mineira do partido, que cedeu o nome dos dois relatores da denúncia arquivadas no congresso contra o presidente Michel Temer PMDB. Surgem com isto, novos nomes buscam se cacifar para ocupar o espaço de contraponto ao grupo paulista dentro do PSDB.

Diferentemente de outros partidos, cujo fisiologismo e a postura dos dirigentes partidários incentivam a acomodação de interesses, o PSDB mostrou organicidade, principalmente no evento em que o Senador Tasso Jereissati CE se contrapôs ao grupo governista do PSDB, ganhando notoriedade nacional e chegando inclusive a ser cotado para substituir o presidente Temer. Agora é a vez do ex Senador e prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto AM, disputar o protagonismo frente aos paulistas dentro do PSDB.

Virgílio tem um amplo currículo, foi prefeito de Manaus nos anos 1980, Deputado Federal por dois mandatos nos anos 1990 e Ministro da Secretaria de Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, nos anos 2000 tornou-se Senador e foi um dos mais notáveis nomes oposicionistas aos dois governos Lula, ganhando protagonismo nacional. Perseguido por uma campanha desleal no auge do protagonismo Lulo-petista, Virgílio foi derrotado na sua reeleição ao Senado em 2010, retornando à prefeitura de Manaus em 2012 onde faz um governo bem avaliado.

No último sábado, durante a convenção do partido, o ex Senador se colocou na disputa pela indicação do PSDB para a eleição presidencial de 2018 como você vê aqui, a indicação se daria por um processo amplo de consulta aos filiados através de prévias. Independente de preferências, quanto à Alckmin e Virgílio (os dois podem ser excelentes candidatos), o processo de prévias pode ser interessante para o PSDB, por várias razões: 1° devido ao ineditismo deste tipo de medida na cultura política brasileira, 2° por que deixará o partido em evidência na mídia, sem que seus candidatos sejam alvos de ataques dos opositores e, 3° por que recoloca o PSDB numa posição diferencial aos demais junto à opinião pública.

Do ponto de vista eleitora, as prévias interessam tanto à Alckmin quanto à Virgílio. Ao governador é interessante disputar, por que suas chances de derrotas são diminutas, tem a máquina partidária em mãos, controla o maior diretório estadual do PSDB e terá muito mais estrutura. Quanto a Arthur, a disputa é interessante pois o recoloca no cenário nacional como um nome de peso e, ao depender do seu desempenho nas prévias, pode se cacifar como um eventual candidato a vice presidente numa chapa puro sangue do PSDB.

As razões pelas quais Arthur Virgílio pode ser um excelente candidato a vice presidente de Alckmin são muitas: 1° é um incisivo crítico ao petismo, que pode vocalizar o tom polêmico da campanha contra os adversários, 2° por se tratar de um nome do norte do país, em entrevista à Mariana Godoy, o governador Geraldo Alckmin explicitou sua vontade de ter um vice da região nordeste, 3° Em 2006, Alckmin foi derrotado por Lula com a maior diferença de votos no Estado do Amazonas. Uma chapa composta por Alckmin e Arthur Virgilio seria excelente e é algo factível conforme a eleição se aproximar, lá para março ou abril do ano que vem, é bom esperar para ver o desfecho destas prévias.

 

Veja a íntegra o discurso de Virgílio na convenção do PSDB 10/12/2017.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Translate »