Homenagem a São Thomás More

 

Em 22/06 se comemora na igreja o dia de São Thomás More, cujo a biografia e o legado eu homenageio neste artigo, e cujo a ação e a intercessão junto a Deus eu rogo, para que nosso querido país seja capaz de desatar o nó político em curso, que cria por dia milhões de pobres, famintos e miseráveis através de taxas de desemprego, juros e inflação que persistem já a longo tempo em dois dígitos.

 

Thomás More foi em vida um brilhante catedrático, nascido em Londres no século XV, estudou direito sendo professor e autor de inúmeras obras que permearam os séculos, um humanista assumido, preocupado com a pobreza, dedicou sua vida à esposa e aos quatro filhos, ao clero e à Igreja e a política, tornando-se chanceler do parlamento britânico em 1529.

 

Sua singular sensibilidade com as causas públicas e sua genialidade fizeram com que se tornasse primeiramente conselheiro do Rei Henrique VIII, função que exerceu até seu rompimento com o Monarca, no episódio histórico do divórcio com a Rainha Catarina de Aragão que redundou no surgimento da igreja Anglicana.

 

Sua convicção e sua fé na ocasião o pressionou a tomar lado, optando pela fidelidade a Igreja e ao Papa, Thomás More abdicou do mandato parlamentar, foi considerado traidor, sendo preso, torturado e decapitado ao negar-se abandonar a fé que professava, inclusive a fé na indissolubilidade do sacramento do matrimônio.

 

Optou pela dignidade em detrimento da própria vida tornando-se assim martírio de Igreja, sendo beatificado pelo Papa Leão XIII em 1886, posteriormente foi canonizado pelo Papa Pio XI, em 1935, quatrocentos anos após o seu martírio. Sua extensa biografia o fizeram ser proclamado por João Paulo II o Patrono de todos os políticos, governantes e envolvidos com a causa pública.

 

A lembrança de São Thomás More na presente data, mas do que conveniente, se faz necessária e obrigatória, de forma que esta breve biografia resumida em poucos parágrafos, possa inspirar nossos governantes e políticos, sobretudo neste ano de intensas tribulações, no qual a classe política através de práticas reprováveis e obscenas, jogaram o interesse público no segundo plano, tornando mártires centenas de milhares de brasileiros humildes que não conseguem se proteger da presente crise.

 

Que nosso Santo possa também inspirar o soberano eleitor neste ano, no qual haverá eleições para escolha a nível local. Que a corrupção que todos assistimos nos noticiários e reprovamos na nossa consciência, seja invertida através da nossa prática cidadã, escolhendo representantes íntegros, honestos, mas não só, é preciso o eleitor escolher de acordo com a capacidade de trabalho, olhando para a biografia, mas principalmente, observando insistentemente a folha de serviços prestados pelos mais de 600 candidatos que teremos no pleito que se aproxima.

 

Ao morrer por ser fiel à suas convicções, São Thomás More tornou-se imortal, a final, pessoas passam e as convicções e os valores permanecem, por isso é importante ter em vista na hora de votar: uma sociedade sem convicções é uma sociedade sem valores, e uma sociedade sem valores é uma sociedade sem ética, e uma sociedade sem ética é uma sociedade incapaz de prosperar, poucos ganhas às custas de muitos.

 

Portanto, é importante a população participar e pressionar os políticos sendo a mudança que queremos no país, já que não temos outros Thomás More capazes de morrer pelo povo.
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Translate »