Entrevista sobre impostos

Veiculado na TV Record em 09/04/2015

Confira na íntegra a entrevista do Economista Benito Salomão à TV Record sobre os impostos e seus impactos no consumo, no crescimento e na distribuição de renda.Na ocasião Salomão disse em sua explanação que os impostos não são um fim em si mesmo, eles existem para custear a oferta de serviços públicos e que o grande problema é que estes não chegam com a qualidade ideal para a população.

No começo dos anos 1990 a nossa carga tributária representava algo como 20% do PIB e a delegação de serviços e obrigações para a responsabilidade do estado vindos da constituinte elevaram esta carga para 37% do PIB em 2015.

Isto se traduz num problema a partir da necessidade que se apresenta de realizar um ajuste fiscal no qual o gasto cresce inercialmente e as receitas estão prejudicadas pela recessão posta.
A opção feita por ajustar o orçamento público com vistas a elevar impostos não me parece a mais inteligente uma vez que trará impactos ao crescimento de curto e longo prazo, e que o problema não tange insuficiência de receitas, mas sim, excesso de gastos públicos.
Outra característica perversa do nosso sistema tributário é que ele incide predominantemente sobre as classes mais humildes dado o seu caráter regressivo onde em relação à renda proporcionalmente quem ganha menos paga mais.
Esta distorção provoca um efeito ruim sobre a população que segundo estudos, trabalha até maio para pagar impostos e sustentar uma ineficiente máquina incapaz de ofertar com qualidade o mínimo de serviços públicos necessários para alavancar nosso desenvolvimento.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Translate »