Acho que seja válida a construção de uma obra destas desde que a iniciativa privada arque com os riscos, se der lucro ótimo, caso o contrário a iniciativa privada assuma as consequências, o que não concordo é esta tentativa de privatizar o lucro se houver e ao mesmo tempo socializar o prejuízo, não considero isto como viável.
Se do ponto de vista do modelo de licitação o trem bala é uma obra questionável, do ponto de vista da necessidade dos brasileiros, ou da urgência ele pode esperar bastante para ser construído.
Os aeroportos no Brasil são uma necessidade muito mais urgente, hoje eles vivem congestionados, alguns trabalham na capacidade limite o que prejudica de maneira cabal algumas atividades como o turismo por exemplo, nitidamente prejudicado devido as nossas condições precárias no transporte aéreo.
No transporte urbano várias cidades já deixam transparecer sua urgência na implantação em linhas metroviárias que desafogue o trânsito e agilize o transporte nas grandes metrópeles, são pelo menos umas 15 cidades brasileiras que precisam de investimentos nesta área e que do ponto de vista do alcance do serviço, beneficiariam milhões de pessoas a mais do que um trem que liga apenas Campinas ao Rio de Janeiro.
Outro gargalo mais urgente da nossa economia diz respeito ao transporte de cargas que no geral é lento é oneroso, o que se reverte em custos adicionais as empresas e prejudica nossas exportações, investimentos não muito grandes em transporte sobre trilhos e hidrovias beneficiariam esta modalidade de transporte que hoje sobrecarrega nossas rodovias, além de torná-las mais perigosas para os veículos menores.
Tudo isto sem contar nos investimentos que poderiam ser feitos em outras áreas que não necessariamente esteja vinculada ao transporte publico, mas são igualmente importantes, como por exemplo o saneamento básico para famílias principalmente das regiões norte e nordeste onde a falta de saneamento e água precarizam as condições de saúde e higiene dos habitantes destas regiões.
Evidentemente que a construção de pequenas ferrovias, a ampliação de alguns aeroportos, a criação de açudes e aquedutos, a dragajem de portos inclusive na beira de rios navegáveis não rendem a projeção nacional e muito menos os dividendos eleitorais de uma obra do tamanho do trem bala, até por se tratar de uma novidade para os brasileiros e de um serviço prestado apenas por países pujantes e desenvolvidos o que de certa forma mexe com a alto estima do nosso povo.
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