O Economista Benito Salomão recebeu na sede do Grupo Salomão a equipe da TV Record onde concedeu nesta manhã de quarta feira uma entrevista sobre o cenário da economia no começo de 2015 e as alternativas para as famílias brasileiras equilibrarem o orçamento.
Foi previsto por Benito Salomão um cenário de muito aperto para as famílias brasileiras no primeiro trimestre do ano, mesmo diante da elevação do salário mínimo que se elevou de R$724,00 para R$788,00 para 2015, este aperto é devido a dois fatores fundamentais:
1° – O alto endividamento das famílias brasileiras, que se arrasta de períodos anteriores, parte expressiva das classes C e D estão com sua renda comprometida pela aquisição de bens duráveis, automóveis e imóveis.
2° – A tendência de alta inflacionária no primeiro trimestre puxada por elevação de preços administrados (combustíveis, energia elétrica e transporte coletivo) somada a alguma eventual elevação no preço dos alimentos por possíveis motivos climáticos deve prejudicar a renda real das famílias.
A contração de novos empréstimos e financiamentos nesta conjuntura, dada a tendência de alta de juros da economia brasileira pode não ser a alternativa mais viável para sair do aperto, o ideal, argumenta, seria cortar despesas supérfluas no começo do ano além de negociar o alongamento de dívidas com os credores.
Comentários