Penso que o ciclo do PT está se esgotando, durante os 6 primeiros anos seu governo foi ajudado e muito pela conjuntura internacional, liquidez em alta, preço internacional das commodities triplicando, crescimento econômico tanto no mundo desenvolvido, como nos países emergentes em alta, e as migalhas desta prosperidade que nos sobravam, serviam para inflar a popularidade do presidente Lula mesmo sem que este fizesse algo pelo futuro.
Nos últimos anos, a conjuntura internacional piorou muito, e nossas velhas fragilidades estão expostas novamente, a inflação voltou a assustar, o governo não se decide entre usar o câmbio para controlá-la ou utilizá-lo como política de proteção industrial. O crescimento do país, lá se vão três anos e continua patinando, depois da propaganda do novo milagre em 2010, com aqueles surreais 7%, chegou a hora de pagar a fatura, 2,5% em 2011, 0,9% em 2012 e este ano não cresceremos muito mais do que 2%. Nossas contas externas também deixam a desejar, o eloquente ritmo ao que crescem as importações é fruto de um desequilíbrio onde o aumento desejável da renda dos brasileiros, não é transformado em consumo doméstico, o que está fadando á falência a indústria nacional.
A conclusão que se tira é que o governo tem gastado seu capital político acumulado nos anos de bonança internacional, durante os de baixo desempenho, e agora este capital político começa a dar sinais de esgotamento, Dilma não é tão unâminidade como parecia, Aécio começa a se viabilizar, é hora de unir as oposições e vencer as eleições de 2014.
Comentários