Entrevista sobre a crise fiscal dos municípios

Veiculada na TV Globo em 22 de agosto de 2017

Entrevista veiculada na TV Globo sobre a crise financeira dos municípios brasileiros e a pesquisa recente da Firjan que aponta irregularidades na prestação de contas, e nos limites legais de gasto com pessoal, além de inscrição de restos a pagar no último ano do mandado.

A causa da crise fiscal nos municípios brasileiros tem raízes nos anos 2000, quando as receitas públicas cresciam acima do PIB e os governos municipais contraíram despesas com base neste comportamento anormal das receitas. A partir de 2012 as receitas deixaram de crescer ou passaram a cair enquanto as despesas públicas estavam comprometidas com gastos rígidos principalmente em pessoal.
Agora, a situação é dramática, os municípios estão passando por dificuldades, atrasando pagamentos e cortando serviços públicos.


Existem algumas saídas para os prefeitos: 1° plano de demissão voluntária para municípios com mais de 50% dá RCL comprometida com gastos com folha. 2° reforma administrativa que contemple redução do número de secretarias e, 3° Elevação dá arrecadação própria através principalmente do IPTU, com revisão de alíquotas, taxa de ociosidade e reajuste dá planta de valores.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Translate »