Soluções para o Rotativo

Este artigo propõe explicar à luz da teoria econômica universalmente aceita; que tem em Marshall seu patriarca; o sistema de estacionamentos recém implantado no centro; o qual será objeto de nosso estudo para comprovarmos a necessidade de melhor utilização do espaço, com vistas a beneficiar a todos.

O monopólio é uma estrutura de mercado caracterizada por um único ofertante produzindo para atender todos os consumidores; significando portanto; que não há opção de escolha para os consumidores que devem pagar o preço fixado pelo produtor ou em último caso, deixar de consumir, isto consiste em transferir renda da parte mais fraca (centenas de consumidores) para a parte mais forte (um único produtor). A figura 1 apresenta de que forma isto se dá:
Figura 1:

Suponha um sistema de mercado onde haja centenas de produtores e de consumidores tal como a concorrência perfeita, neste as quantidades produzidas são qce consumidas a um preço pc representados pelo ponto x na intersecção das curvas de custo marginal da firma CMg e de receita média RMe que neste sistema é igual à receita marginal RMg = RMe.

Entretanto o caso supõe uma situação oposta, ou seja; um monopólio puro; onde um único produtor oferta toda a quantidade e portanto os consumidores não tem escolha quando pretendem consumir, isto permite ao monopolista ofertar seu produto a um preço acima do preço de mercado pm > pq e portanto a sua receita média RMe é maior que sua receita marginal RMg, e a preços maiores os consumidores vão consumir menos qm < qc (e portanto haverá vagas ociosas no centro). O retângulo C da figura mostra o quanto os consumidores pagariam a mais ao consumir o produto, já o triangulo B representa a quantidade de consumidores que deixam de estacionar no centro para não pagar o ticket, a soma das áreas B e C representam a transferência de excedente dos consumidores ao produtor e consequentemente a perda de bem estar.

Com isto é importante o poder público intervir para garantir, tanto a rotatividade de vagas – que será garantida pela presença do Rotativo – quanto prevenir possíveis abusos da empresa ofertante. Está claro que a cobrança de R$2,00 a hora é um preço bastante justo se comparados com o preço de estacionamentos privados; o poder de monopólio está sendo usado entretanto, na cobrança das tarifas de excedente de tempo que variam entre R$10,00 e R$25,00 podendo ser convertidas em multas e com isso, gerando externalidades negativas em milhares de pequenos negócios que estão instalados na região – dado que uma parte dos consumidores deixam de vir ao centro representados por B.

A solução é bastante simples e o próprio sistema tem elementos para implantá-la, dada carência existente de 15 minutos ao se estacionar, seria ofertada uma carência de mais 7 minutos após o vencimento do ticket, cujo o qual, após vencido, seria emitido um novo ticket para a próxima hora que deveria ser pago ex post pelo condutor no próprio paquímetro.

Isto solucionaria quase todos os problemas do sistema, além de permitir ao consumidor um maior conforto ao trafegar no centro, e pelo lado da empresa é um bom negócio, visto que muitos dos carros vão embora nos minutos seguintes da revalidação do ticket para a próxima hora, deixando a vaga livre para que outro carro a use e pague novamente por ela, como se a empresa vendesse o mesmo produto para dois consumidores diferentes ao mesmo tempo.
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