O PT e a corrupção

Publicado no Jornal Correio de Uberlândia em 28/07/2011

 

Sobre o argumento de que a corrupção no Brasil sempre existiu, ou de que as denúncias que não cessão de acontecer contra o governo é tentativa de golpe das elites contra o primeiro governo popular que se instaurou no Brasil, o PT vem fazendo “carne e macarrão” ás custas do dinheiro do contribuinte brasileiro.

É evidente que estes argumentos só são recebidos e aceitos pela sociedade devido ao fato de o Brasil ter vivido uma condição razoável de crescimento onde proporcionalmente todos ganharam, no caso dos pobres ganharam ainda que migalhas mas melhoraram um pouco de situação graças ao Bolsa Família criado no governo FHC, no caso dos grandes bancos estes nunca ganharam tanto e por isso nunca antes na história deste país presenciamos tantos banqueiros travestidos de neo-socialistas como hoje.

Mas o fato é que a corrupção no Brasil está se tornando uma prática insuportável, um país que aspira ser potência, uma nação que deseja ser mais justa não pode fechar os olhos para a roubalheira acontecendo sob os olhos da opinião pública e a impunidade debochando daqueles que tentam encarar a política brasileira com o mínimo de seriedade.

Observemos os países desenvolvidos, se queremos imitá-los na sua renda per capta, na sua estrutura social, na sua capacidade de gerar riqueza e impor ao mundo suas preferências, devemos começar imitando-os na ética, não existe no Japão depois do desastre no terremoto a possibilidade de as famílias não receberem auxílio do governo devido á desvios de verbas públicas naquele país, já aqui, temos anunciado todo ano enchentes, deslizamentos etc… e a defesa civil mórbida, o governo anestesiado em burocracia, incompetência e corrupção.

O fato é que nos últimos 8 anos e meio presenciamos no Brasil o maior espetáculo de “me engana que eu gosto” em 511 anos de existência, foi escândalo nos Correios, corrupção na Petrobrás, na Caixa Econômica, mensalão degradando as relações entre os poderes executivo e legislativo, tivemos ministros perdendo emprego, presidentes de partidos caindo, parlamentares perdendo mandato, um amontoado de baixarias que deixa aos cidadãos de bem aquela sensação de que ser honesto no Brasil é “fazer papel de trouxa”.

Corrupção sempre existiu? Em maior ou menor grau dependendo do momento histórico que se vive a corrupção sempre esteve presente, entretanto agora a intensidade é muito maior, a forma como Lula lidava com a transgressão era deplorável, Temos aí os velhos nomes de sempre militando naturalmente no PT como se nada tivesse acontecido, o Delubio está de volta, o Dirceu nem chegou a sair do partido, as relações continuam promíscuas, mas justiça seja feita, Dilma imprimiu um outro perfil nas relações políticas no Brasil. Embora dois ministros já tenham caído em 6 meses de governo, a presidente atual tem mostrado um perfil muito mais enérgico com relação ao seu antecessor que fazia papel de “moleque” quando o assunto era moral. Lula inaugurou no país uma tendência ao “todo mundo faz, nós também fazemos” que é lamentável, sua inclinação ao mal exemplo nunca condisse com a postura de um chefe de estado.

Não sei se Dilma, no entanto, terá cacife político para enfrentar os grandes interesses que “nadaram de braçada” no governo anterior, seu perfil é rígido, torço para que ela consiga.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Translate »