Economista Benito Salomão aposta em queda no PIB do 2° trimestre

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB), referente ao segundo trimestre da economia brasileira, será conhecido na próxima sexta feira 01/08/2017. E a mediana das apostas apontam para um crescimento nulo (0%) veja aqui para o dado que será apresentado pelo IBGE. Na avaliação do economista e professor Benito Salomão, o número deve vir ainda negativo, a aposta é de uma retração na casa do 0,3% neste segundo trimestre, causada por vários fatores.

O fato é que os efeitos da super safra que influenciaram fortemente o PIB do 1° trimestre se dissiparam e não devem se repetir. Pelo lado da oferta, a indústria ainda apresenta um comportamento irregular, com queda no faturamento de 2,4%, verificado no mês de junho e alta do estoque planejado efetivo, estagnado a muito tempo acima dos 51 pontos veja os dados aqui. Já pelo lado do comércio e serviços, importantes termômetros da atividade, houveram leves altas de 0,8% e 1% veja mais aqui nas receitas do mês de junho, frente à maio. No entanto, ambas as atividades ainda se encontram em queda no acumulado do ano de 2017.

Pelo lado da demanda, é possível encontrar uma elevação das exportações, tanto em toneladas quanto em R$, incapazes no entanto, de produzir crescimento. O que deve comprometer o resultado será a elevada inadimplência das pessoas físicas e jurídicas. A política monetária não está sendo capaz de promover uma expansão do crédito para estimular a demanda, pelo lado das famílias mais de 59 milhões de inadimplentes são um obstáculo, já pelo lado das firmas os investimentos estarão parados por um largo período, fruto da crise de liquidez que atinge as empresas de todos os tamanhos no Brasil.

A boa notícia vem do mercado de trabalho, que tem melhorado constantemente após a aprovação da reforma trabalhista, e a retomada do emprego, com isto, pode se dar de forma mais rápida do que a própria retomada da produção. As expectativas estão mantidas, uma queda de 0,3% para o 2° trimestre e uma alta de 0,2% para o ano de 2017. Em breve serão conhecidos os resultados.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Translate »