As causas da pobreza

Artigo Publicado no Jornal Correio de Uberlândia em 21/07/2016
É muito comum no debate político confundir dois fenômenos que embora parecidos a depender do contexto, são diferentes na essência, me refiro à confusão que muitos fazem ao assimilar desigualdade à pobreza, atribuindo muitas vezes causalidade aonde não existe, esta confusão se dá graças a estes dois problemas, serem fenômenos igualmente vinculados à ótica da renda.

 

A experiência mundial entretanto, é generosa em exemplos de países em que coexistam níveis razoáveis de desigualdade de renda, sem que haja contrapartida de expansão da pobreza, o inverso também é verdadeiro, localidades onde a desigualdade é relativamente menor, mas a renda é nivelada por baixo e a pobreza se faz presente em grande escala. Neste caso, a desigualdade não é um problema em si, a pobreza sim e precisa ser primeiro entendida para ser combatida.

 

O primeiro ponto a se considerar para entender o surgimento da pobreza são os fatores demográficos, em linhas gerais, países com grandes contingentes populacionais e, em idade ativa, sofrem deste problema, em geral por que a oferta de trabalho cresce a um ritmo maior que a demanda por mão de obra, gerando altos contingentes de desempregados, o que reduz enormemente os salários.

 

Este é um fenômeno que dificilmente ocorre em países pequenos, onde a oferta de trabalho é escassa, nestes locais a presença de pobreza se dá devido a outros fatores que devemos investigar. Fatores demográficos em geral, independem da ação de políticas de Estado e, sua interferência neste processo, com medidas paliativas, além de não reduzir a pobreza quase sempre a amplia, criando o segundo fator gerador de pobreza pelo mundo, a inflação.

 

A inflação é a grande inimiga dos pobres, criada em 100% dos casos pela ação (quase sempre bem intencionada) de governos, por isto é preciso entende-la. Sendo a pobreza um fenômeno ligado à renda do indivíduo, a inflação prejudica os pobres já que funciona como um imposto, que reduz a sua renda disponível do trabalhador.

 

Um fato que deve ser considerado é que ela incide de forma heterogênea em diferentes níveis de renda, em outras palavras, sua incidência é maior em grupos mais vulneráveis e menor em grupos mais fortalecidos, capazes de proteger-se na indexação de seus rendimentos, neste caso, a inflação além de um mecanismo de expansão da pobreza, é também de criação de desigualdade.

 

O terceiro fator é microeconômico, reside nas imperfeições no mercado de trabalho, de bens e financeiro, em grande parte criadas pelo próprio governo, como no Brasil, onde a monopolização destes mercados foi explícita na última década, permitindo que uma parte de firmas, bancos e sindicatos fixem seus preços e salários acima do que seria o equilíbrio de mercado em estrutura concorrencial, tal comportamento expulsa contingentes inteiros de consumidores do acesso ao consumo em alguns mercados.

 

Há ainda um quarto fator, ligado à determinação da renda futura de gerações inteiras, trata-se da falta de acesso à uma educação básica adequada, no longo prazo, isto significa a incapacidade da criança em ingressar em um ensino superior ou técnico, refletindo sobre a produtividade e, consequentemente sobre o emprego e o salário futuro ao longo da vida adulta.

 

Denunciar a pobreza é fácil, entender as causas e recomendar soluções, nem sempre, Roberto Campos nos ensina que não se combate à pobreza combatendo o criador da riqueza.
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*