Manifestações prós e contras

Publicado no Jornal Correio de Uberlândia em

Desde setembro de 2010 ocupo este espaço para politizar questões de interesse do país, aqui critiquei políticos, partidos e governos insistentemente, entretanto hoje utilizo este mesmo para despolitizar, ou melhor, despartidarizar uma questão que ficará gravada nos livros de história.

Hoje, talvez pela primeira vez em toda minha trajetória como escritor, não tenho a menor intenção em tentar desgastar os governos, estaduais e municipais aos quais me oponho e estadual que apoio.
As manifestações começaram em São Paulo, talvez como um movimento muito mais político partidário reivindicando a revogação da tarifa do transporte coletivo na capital, mas ganharam musculatura ao receber o apoio das classes médias do país com reivindicações justas ou não e tomaram as proporções que hoje acompanhamos. Nunca é pouco lembrar que este não é um movimento liderado pelas classes mais humildes da sociedade, longe disso, o uso das redes sociais de maneira intensiva provam esta tese. O que não o desqualifica.
É interessante assistir a este processo, e ele renderá frutos, creio que a chamada PEC 37 não será aprovada pelo congresso após a pressão popular e os governos ficarão atentos a uma melhor gestão dos recursos públicos. Entretanto tenho algumas críticas, gostaria de saber aonde esteve todo este patriotismo durante as eleições de 2010 e 2012? Mais do que isto, gostaria de saber se este vigor estará presente nas eleições do ano que vem? Já que na minha humilde opinião as eleições são o melhor palco para que o povo manifeste a sua vontade.
A maior parte das proposições dos manifestantes, entretanto, me parecem justas, se manifestam com razão contra a corrupção, mas a indagação que me vem é: por que não tomaram esta bastilha em 2005 quando explodiu o mensalão que foi o maior escândalo de corrupção da história do país?
Protestaram também contra os gastos com a Copa do Mundo, alegam acertadamente que o Brasil deveria ter outras prioridades como saúde, educação, mobilidade urbana, saneamento, impostos e etc…, no entanto, estas estruturas eram todas as mesmas (precárias) anos atrás quando o torneio foi anunciado, e a época a aprovação do presidente subiu ás alturas devido ao fato.
Há dezenas de outras reivindicações em maior ou menor grau justificáveis, republicanas e que transmite que a população não está satisfeita com o governo, há até um movimento na minha opinião desqualificado de pregar o impeachmant da presidente Dilma Rousseff, lembro a estes, que quando eleita em 2010, o foi devido á vontade da maioria do país e portanto me parece golpe propagado sabe-se lá ao interesse de quem tirá-la neste momento.
Gostaria de salientar também que, pessoas violentas que incitaram a baderna, além de políticos que tentaram extrair dividendos eleitorais e algumas reivindicações ao meu ver injustas, não me representam.
Mas a verdadeira intenção deste artigo é convocar o povo que já deu o seu recado e que assim como eu ama este país á restaurar a normalidade, há crianças que precisam ser alfabetizadas, enfermos precisando de tratamento, trabalhadores que precisam de ir aos seus serviços e apesar da insatisfação, estes foram os governos escolhidos e só teremos a chance de trocá-los ano que vem, continuar parando o país pra protestar daqui pra frente pode na minha opinião tornar o ônus dos protestos maiores do que seus ganhos. Voltemos ao trabalho!
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*