O combate a violência

Publicado no Jornal Correio de Uberlândia em

 

Não há dúvida que uma das principais preocupações do cidadão brasileiro hoje passa pelo combate a violência, todos os dias a televisão retrata durante grande parte da sua programação, crimes, mortes, drogas e afins, está exercendo o seu papel de informar o que está acontecendo no Brasil.

Tenho presenciado, no entanto, um esforço imenso por parte das polícias, militar e civil no sentido de atenuar os efeitos da criminalidade, e aqui neste espaço gostaria de cumprimentar os policiais que se arriscam pela segurança do coletivo.

Entretanto, a percepção de violência que se dá principalmente nas grandes cidades só cresce, e isto se da por que segurança pública não pode ser tarefa exclusiva da força policial, a comunidade precisa se envolver, o poder público através do governo federal que é ausente no combate ao crime, o poder judiciário que através do uso de mecanismos jurídicos usados pelos advogados criminalistas libertam os delinqüentes da prisão sob argumento de bom comportamento dentro da cadeia.

Agora raciocinando um pouco, sobre a questão é evidente que dentro da cadeia o bandido vai se comportar bem, caso o contrário ele pode entrar mal, eu entendo que a pena tem que se pautar pelo seu comportamento fora da cadeia e não dentro. Por outro lado temos um governo federal omisso em questão de segurança, nossa presidente sequer manda ao congresso leis que permitam ao detento ficar mais tempo preso e sinceramente não vislumbro um bom horizonte no combate ao crime sem a expressão do governo federal no combate, hoje a presidente joga nos ombros dos governadores e prefeitos o fardo de proteger suas populações.

Entendo que a primeira maneira de se combater a criminalidade é montar um cerco ás armas que entram clandestinamente no país, sem armas você desmonta o crime, pra isso precisamos de policiamento de fronteira que o governo não faz sobre o argumento do tamanho das fronteiras do país, o que na minha opinião é ridículo porque com tecnologia, inteligência, visão estratégica é possível controlar a entrada de armas, drogas e muambas que entram sem pagar impostos pela fronteira.

Por outro lado, é importante uma mudança nas leis que obrigue um preso a cumprir sua pena recluso e aqui gostaria de conclamar nossos 3 deputados federais a cooperarem com isto no congresso por que é isso que a população espera dos senhores, a população tem medo, a polícia exerce brilhantemente seu papel prendendo e as leis dão brechas para que os delinqüentes voltem ás ruas.

A comunidade entra fornecendo informações para facilitar o trabalho policial, bem nos moldes do projeto vizinhança solidária que estreita os laços entre população e força pública. Por fim é importante pensar num modelo de reabilitação para estes presos, eu proponho aqui um método de ensino técnico com aulas a distância e presenciais para que ofereçam uma profissão aos detentos que tenham cometido crimes leves, e aí sim de acordo com o desempenho e o interesse do próprio recluso, pode se pensar em redução de pena para que este volte a sociedade como um profissional e não como um potencial bandido, de quebra você treina mão de obra que hoje é escassa no país.

Não se pensa segurança pública jogando sobre a força policial toda a responsabilidade, sem um esforço conjunto de policias, comunidade, poder judiciário, congresso nacional, imprensa e entidades não será possível derrotar o crime que assusta o povo.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Translate »